MDJ 2015, 2ª etapa de Barretos/SP
Com alegria e disposição, sorriso no rosto, canto e vibração, não menos fé e vocação à missão, reuniram-se em Barretos os missionários para a segunda etapa da Missão Dehoniana Juvenil.
O encontro, em linhas gerais, foi assim…
A partir de 16 de janeiro (sexta-feira), na Casa Bethânia – Cidade de Maria, reuniram-se 108 jovens missionários, dos quais, 8 padres, a saber: Pedro Paulo Dias, Pedro Paulo dos Reis Mendes, Reinaldo Braga Ferreira, Damião Pereira da Silva, Rafael Querobin, Lorival João Back, Bala Jojappa, e Rodinei Eiselt; 3 fratres, 40 seminaristas e 57 leigos. Foi dado início a esta etapa com janta e retiro, no início da noite, pregado pelo padre Rafael Querobin. Ao meio dia do dia seguinte, concluído o retiro, deu-se sequência ao mesmo pelas atividades de entrosamento e dinâmicas próprias para a oportunidade. Domingo, às 9h, na Igreja Matriz São João Batista, no Bairro Barretos II foi celebrado missa com todos os missionários e a comunidade paroquial. Após, os missionários dividiram-se em sete grupos, cada grupo com um padre, exceto o grupo do padre Pedro Paulo Dias, que ganhou o carinho de dois sacerdotes. Padre PP (84 anos), aliás, foi muito querido pelos jovens, quais, com o ânimo próprio de sua juventude, o aclamavam reiteradamente!
Até o meio dia, cada grupo já se encontrava em seu alojamento. Os grupos foram organizados internamente em duplas, de modo que, seguindo o conselho do evangelho, fossem visitadas, dois a dois, as famílias da paróquia.
A dinâmica organização do movimento permitiu eventos para todos os paroquianos, em diversos horários do dia. Além das visitas domiciliares, por vezes, até nos três turnos do dia, também foi oferecida à comunidade local adoração ao Santíssimo Sacramento, missa quotidiana, recitação do terço, missa nas residências, catequese, via-sacra, confissão, encontro para crianças e jovens. Também os enfermos acamados receberam a Sagrada Unção.
A segunda etapa da MDJ – Barretos foi concluída com missa presidida pelo Ordinário local, Dom Milton Kenan Júnior, na presença do pároco, padre Antônio Kopitzki, dos padres missionários, dos jovens missionários e da comunidade paroquial, que lotou a igreja.
Na ocasião, o padre Reinaldo Braga Ferreira despediu-se das atividades relacionadas à MDJ e, assumiu a coordenação provincial da mesma o padre Rodinei Eiselt.
De 24 a 26/07 acontecerá o “regional” e de 8 a 17/1/2016 será a terceira e última etapa da MDJ em Barretos.
“Os fiéis leigos, precisamente por serem membros da Igreja, têm por vocação e por missão anunciar o Evangelho: para essa obra foram habilitados e nela empenhados pelos sacramentos da iniciação cristã e pelos dons do Espírito Santo” (ChL 33).
Aos 29 de janeiro de 2015.
Pe. Rodinei Eiselt, scj.