MEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA
Dehonianos na Missão: Maranhão e Pará
Paróquia/Santuário Nossa Senhora da Conceição (São Luís/MA)
No início do século XVIII a irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos mantinha, em São Luís, o seu primeiro culto à Virgem da Conceição, em um altar lateral na Igreja do Rosário, ainda em construção, na Rua do Egito, cedido pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde depositaram uma imagem de madeira, que tinham mandado vir de Portugal.
Em 1743, foi fundada uma comissão com finalidade de angariar doações para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da
Conceição para que os seus devotos depositassem a sua imagem em altar próprio. A obra foi concluída em 1762, em um terreno à Rua Grande. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição tornou-se uma das mais frequentadas pelos fiéis de São Luís.
A Igreja de Nossa da Conceição, à rua Grande, foi demolida em 1939, por questões urbanísticas, justificadas pelo governo interventor federal Paulo Ramos, como prejudicial ao funcionamento dos bondes. Antes da demolição, suas imagens, altares e painéis de azulejos, foram transferidos para a vizinha Igreja de Santana. Então a matriz passou a ser a Igreja da Santana. Depois passou-se a celebrar no porto de Roma, no Monte Castelo. O primeiro Batizado realizado na Igreja da Conceição do Monte Castelo.
No dia 08 de dezembro de 2004, por solicitação de Pe. Vilsom, Pe. Inâncio e da comunidade do Monte Castelo, diante de uma multidão de cem mil pessoas, D. Paulo Eduardo de Andrade Ponte, Arcebispo de São Luís, publicou o decreto de criação do Santuário Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo, de São Luís do Maranhão.
O dia 29 de agosto de 2005 foi a data do bicentenário de criação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Monte Castelo, criada em 29 de agosto de 1805.
Desde 14 de agosto de 1978, os padres dehonianos são responsáveis pelo trabalho pastoral na igreja Nossa Senhora da Conceição do Monte Castelo. Por aqui passaram os padres: Pe. Valmor Zucco, Pe. Leonardo Hellmann, Pe. Paulo Hülse, Pe. Otto Seidel, Pe. Pedro Paulo Dias, Pe. Mário Maestri, Pe. Geraldo Dantas de Andrade (hoje, D. Geraldo), Pe. Mário Peixe, Pe. Dário Paloschi, Pe. Antonio dos Santos da Silva, Pe. Ivo José Ritter, Pe. Vilsom Basso (hoje, bispo), Pe. Giovani Pontes, Pe. Inâncio Dalcin, Pe. Djalma Lúcio Magalhães Tuniz, Pe. Aurélio Mariotto e Pe. Elinauro Santos.
Os padres que atualmente cuidam do Santuário são Pe. Arnaldo Meneses dos Passos e Pe. Carlos Silvério {no momento, outubro de 2020,os PP. Carlos Alberto P. Silvério e Cláudio Sousa Fernandes exercem o ministério pastoral na paróquia}.
Distrito Brasil São Luís.