MEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA
Dehonianos na Missão: Maranhão e Pará
Paróquia São Pedro Apóstolo (Pindaré-Mirim/MA)
A cidade de Pindaré-Mirim, primitivamente foi chamada de Engenho Central, mais tarde Vila São Pedro. O nome Pindaré-Mirim é originado do Tupi-guarani que significa (Pinda = anzol, Mirim = Pequeno). Seu povoamento originou-se de imigrações vindas dos Estados do Piauí e do Ceará, para trabalhar na lavoura. Pindaré foi desmembrado do município de Monção em abril de 1923 e somente em março de 1936, foi decretada cidade, através de Decreto Nº 45.
Quatro anos depois de se tornar cidade, oficialmente, nasceu a Paróquia São Pedro Apóstolo, mais precisamente em 1942 por decreto de D. Carlos Carmelo Vasconcelo Mota, Arcebispo de São Luís (MA). O seu primeiro pároco o Padre Odorico Braga que ficou apenas seis meses na cidade. A Paróquia São Pedro Apóstolo é subordinada à diocese de Viana, com sede na cidade de Viana (MA), antes dirigida pelo D. Adalberto Paulo da Silva, D. Hélio Francisco Campos. O bispo atual é D. Xavier Gilles de Maupeau dAbleiges.
No período de 1942 a 1951 a Paróquia São Pedro ficou sem padre, sendo atendida por padres de Vitória do Mearim (MA): padres Heliwood Arouche e Francisco das chagas Vasconcelos.
Em 1954, foi iniciado pelo Arcebispo Metropolitano de São Luís (MA), D. José Delgado, o Padre Francisco das Chagas Vasconcelos que já atuava por aqui, para assumir a paróquia definitivamente, isso aconteceu no dia 20 de dezembro de 1954, que ficou à frente da paróquia até o ano de 1967.
Os padres Dehonianos assumiram os trabalhos pastorais na Paróquia SÕ Pedro Apóstolo no dia 25 de novembro de 1968 às 20 horas na Igreja Matriz em construção foi empossado o Padre Humberto Domingos Penso da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que definitivamente assumiram a paróquia até os dias atuais. Os padres Silvano e Afonso que até então estavam prestando serviço a esta paróquia, foram designados Paróquia de Santa Luzia.
Com a chegada dos Padres Dehonianos as grandes datas litúrgicas como: Corpus Christi e a Festa do Sagrado Coração de Jesus. Na primeira a praça central começou a ser enfeitada para a procissão de Jesus Eucarístico, e a festa SCJ foi celebrada com adoração, procissão e missa, tudo isso com muita devoção, sem contar que também nesse mesmo período iniciaram-se as novenas; na quaresma (Via-sacra), mês de Maio e Outubro (oração do terço nas famílias com a imagem de Nossa Senhora), e as novenas de natal com apresentação do “Pastorinhos”.
Em fevereiro de 1974 foi construída a Casa Sede Missionária scj (casa paroquial), no Maranhão, na Praça Guajajaras. A mesma foi em terreno próprio com recursos oriundos das Províncias do Sul, Meridional Brasileiro e de Congregações do Exterior.
Entre os anos de 1975 a 1980, muitas atividades formam realizadas com a colaboração direta dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Humberto e Pe. Tadeu.
Durante este período de presença dos dehonianos nesta paróquia passaram os seguintes Padres: Pe. Humberto Domingos Penso scj, Pe. Tadeu scj, Pe. Geraldo Kohler scj, Pe. Airton Franzner scj, Pe. Alcides Vendelino Pedrini scj, Pe. Luiz Carlos Pedrini scj, Pe. Eugênio Venzon scj, Pe. Renato Cadore scj, Pe. Kleber Ferreira de Oliveira scj, Pe. Arnaldo Menezes dos Passos, Pe. Aparecido Octaviano scj, Pe. Luiz Siqueira Machado scj, Pe. Joaquim Antônio Nogueira, Pe. Edmundo Monteiro Soares, atualmente a paróquia tem como Pároco Pe. Carlos Jose Ramos,scj e como vigário o Pe. Jorge Luis Guimaraes,scj.
Distrito Brasil São Luís.