MEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

Presença Dehoniana no Mato Grosso (2)
No início do novo milênio, com dezessete anos de presença missionária, era preciso dar um passo a mais, “avançar para as águas mais profundas”! Inicia-se o processo de acolhida e formação dos jovens vocacionados, com a inauguração do Convívio Vocacional, ou o Seminário Padre Dingler, em Novo Horizonte do Norte, no dia 14 de
novembro de 2000. Em fevereiro de 2001 foram acolhidos os primeiros seminaristas, sendo o Padre Darci Dutra o primeiro reitor e formador, juntamente com dois fratres.
No dia 13 de junho de 2001 foi criada e instalada a Paróquia Santo Antônio de Tabaporã. Em julho de 2001 inicia no Mato Grosso o trabalho da Missão Dehoniana Juvenil, com a vinda da Comunidade das Missionárias Dehonianas para Tabaporã. As Paróquias de Juara e de Tabaporã acolheram, ao mesmo tempo, os missionários jovens, os fratres e os Padres da Província que vieram para a primeira etapa da Missão Dehoniana Juvenil.
Em 2002 nossos primeiros seminaristas foram à Várzea Grande para o Curso de Filosofia na Faculdade SEDAC – Studium Eclesiástico Dom Aquino Correia. Moraram por dois anos no Seminário Sagrado Coração de Jesus, da Diocese de Juína, tendo os Fratres Cláudio Roberto Buss e Cleber Sanches, como formadores e professores.
Em 2003 o Pe. Renato Kuhnen foi nomeado Reitor e Formador do Seminário, bem como também responsável para acompanhar a reforma e ampliação da casa, comprada pela Província, para ser o futuro Seminário de Filosofia. No dia 10 de março de 2004 foi então inaugurado e instalado o Seminário de Filosofia Padre Dehon, foi dada a posse ao Reitor e Formador Pe. Renato Kuhnen, durante a celebração da Santa Missa e com a bênção de Dom Bonifácio Piccinini, bispo de Cuiabá, estando presentes o Superior Provincial Pe. Paulo Hülse, os padres dehonianos, fratres, seminaristas e alguns amigos benfeitores.
No ano de 2003, com o desmembramento da Província Brasil Meridional, em BSP – Província Brasil São Paulo, permanecendo a sede em São Paulo/SP, e a BRM – Província Brasil Região Meridional, com sede em Curitiba/PR, as duas Províncias assumiram juntas a região missionária do Mato Grosso, até o final do ano de 2010, sendo que de lá para cá pertence somente à Província Brasil São Paulo.
No dia 06 de fevereiro de 2011, a Província assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, na Arquidiocese de Cuiabá, Bairro Pedra 90, com o objetivo também de apoio ao Seminário, ao trabalho e à experiência pastoral dos seminaristas. No dia 05 de fevereiro de 2012 assumiu a aróquia Sant’Ana de Chapada dos Guimarães, na iocese de Rondonópolis. No dia 28 de dezembro de 2012 foi criada e instalada a Paróquia da Santíssima Trindade de Itanhangá, desmembrada de Tapurah. No dia 09 de julho de 2017 foi criada a Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística, segunda Paróquia em Lucas do Rio Verde.
A Missão Dehoniana Juvenil realizada, com suas três etapas, em seis Paróquias e um Assentamento, já despertou vários jovens para a vocação sacerdotal e continuará firme no trabalho para os próximos anos.
No momento atual estamos focados na construção da nova casa do Seminário Padre Dingler e também a Sede do futuro Distrito, que foi transferido de Novo Horizonte do Norte para Lucas do Rio Verde, com melhores perspectivas econômicas, de estudos e de logística.
A Região Missionária do Mato Grosso, Setor VI, ao longo destes 37 anos, foi sendo consolidada e vive com grandes perspectivas de crescimento, em número de religiosos missionários e também da vivência do carisma dehoniano no Mato Grosso. Existe também uma animação vocacional, o bom funcionamento dos dois Seminários e que contribuíram para a formação e ordenação de quatro sacerdotes.
A evangelização está acontecendo nas Paróquias através das Pastorais e dos Movimentos, das celebrações, da formação de lideranças e da Missão Dehoniana Juvenil. Há também uma boa consciência de vida fraterna e de partilha, do caixa comum e uma preocupação com a autossustentação. O Sítio Cachoeira está sendo bem administrado, com bons e seguros rendimentos. O sonho e a esperança é caminhar para o futuro Distrito.
Hoje a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, através da Província Brasil São Paulo, está presente no Mato Grosso em três Dioceses: Cuiabá, Diamantino e Sinop; com dois Seminários: Padre Dingler, em Lucas do Rio Verde e Padre Dehon, em Várzea Grande; em nove Paróquias, com dezenove Padres, um Irmão e um Frater em Tirocínio, alguns fratres estudantes e vários seminaristas.
Pe. Paulo Müller SCJ (atualizado em 12 de novembro de 2020).