Nossa Província BSP
Para conhecer a história da BSP (Província Brasil São Paulo) é necessário um breve comentário sobre a chegada dos Padres do Sagrado Coração de Jesus ao Brasil.
Em 1903, chegou à Ilha do Desterro, hoje Florianópolis, em Santa Catarina, os padres Gabriel Lux e José Foxius. Os anos iam passando chegavam ao Brasil mais padres alemães para ajudar nas paróquias próximas. Sendo que ao final de 1908, o contingente de Dehonianos eram de 17 membros. No ano de 1919, os padres começaram a atender a região Sudeste, assumindo a direção do seminário Maior e Menor, em Taubaté, São Paulo.
Como se pode ver, os primeiros anos da história, além do sério trabalho de formação nos seminários de Taubaté (SP), Brusque (SC) e Corupá (SC), foram marcados pelo acelerado ritmo de expansão territorial. E toda essa região passou a ser chamada BM (Província Brasileira Meridional), no dia 25 de abril de 1934.
Em 1987, diante da grande extensão territorial da Província BM, tem-se a idéia de criar novas estruturas administrativas. Entre elas, a de divisão da Província Brasileira Meridional em duas: Província Brasileira Meridional e Província Brasileira Central.
Após projetos, estudos, capítulos e orações, nasceu a BC (Província Brasileira Central) com sede em São Paulo. Para celebrar o importante evento histórico da criação das novas Províncias, na respectiva data de ereção canônica, dia 2 de fevereiro de 2003, o governo provincial antecipou a celebração de ações de graças, para o dia 31 de janeiro, no Santuário São Judas Tadeu em São Paulo. Cerca de 50 religiosos dehonianos estiveram presentes nesse ato celebrativo que marcou o surgimento da Província BC.
Neste sentido, a atual Província Brasil São Paulo, nome reformulado recentemente pelo Governo Geral, surgiu diante de desafios que exigem um novo ardor e nova forma de evangelização. Mas também foi resultado do próprio amadurecimento da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus na região Sul e Sudeste do Brasil. Isso está bem expresso neste trecho da carta do pe. Virgínio Bressanelli,scj, então Superior Geral a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, na época:
“Hoje vocês atingem a meta que iluminou a caminhada de toda a antiga BM por cerca de 13 anos. Não foi somente um caminho de busca e de empenho em definir estas novas realidades, mas também um caminho de renovação espiritual, comunitária e apostólica de vocês, como pessoas e como unidade congregacional. Por isso, rendemos graças ao Senhor, junto com vocês, e pedimos que Ele continue os abençoando para que cresçam sempre mais em qualidade de vida religiosa dehoniana e em número, a fim de que o Reino do Coração de Jesus se enraíze nas pessoas e nas sociedades”.
Notícias

10
fev
fev
P. Rarden lança seu terceiro livro com o título: “Per Doar”

10
fev
fev
Defesa de Mestrado em Educação: uma jornada de pesquisa sobre Edith Stein

08
fev
fev
Renovação dos Votos dos Fratres do Conventinho

03
fev
fev
Noviços da BSP professam os Primeiros Votos

15
dez
dez
Ordenação Presbiteral do Pe. Renan e Pe. Giovane

Contatos
- Associação Dehoniana Brasil Central
R. Barão de Cotegipe, 180
Granja Julieta, São Paulo - SP, 04721-040