NOVOS PÁROCOS DA PROVÍNCIA BSP
A Província Brasil São Paulo e o Distrito Brasil São Luiz tiveram muitas mudanças no início deste ano de 2018, como costumeiramente acontece a cada ano. Portanto, após todas as tomadas de posse, queremos agradecer o empenho de nossos irmãos que iniciaram seus trabalhos como párocos.
A partir da posse, o pároco adquire plenos direitos e deveres que estão prescritos no Código Direito Canônico. Primeiramente, queremos destacar o dever profético, isto é, o pároco deve sempre providenciar que a Palavra de Deus seja anunciada a todos os seus paroquianos. Para que assim, todos os seus fiéis sejam introduzidos nas verdades da fé. “Deve se empenhar, pela instrução catequética, a promover o espírito evangélico e a promoção da justiça social na sua paróquia. Deve dedicar-se à educação católica das crianças e dos jovens. Deve semear a mensagem do Evangelho, a fim de que ela chegue aos que se afastaram da prática da religião e não professem a verdadeira fé” (can. 528). Além disso, o pároco assume o dever sacerdotal, ou seja, velar pela Eucaristia como centro da vida paroquial. Desse modo, a Eucaristia deve ser o verdadeiro sustento na caminhada dos fiéis.
O pároco assume a responsabilidade de dar uma atenção especial aos sacramentos (batismo, crisma, unção dos enfermos, matrimônio) bem como as bênçãos especiais e realizar os funerais. O pároco também assume a missão de pastor (cf. can. 529), ou seja, conhecer profundamente seu rebanho, cuidando, visitando as famílias e participando de suas angústias.
O pároco necessita ter sempre diligência com os pobres, os aflitos, os solitários e os imigrantes. Deve trabalhar e se empenhar para ajudar os cônjuges e os pais a perseverarem no cumprimento dos próprios deveres, fomentando a vida cristã na família. O pároco é o promotor da comunhão e do apostolado paroquial. Por isso, é importante que ele promova com profundidade a missão dos leigos na vida eclesial. Por fim, o pároco assume o dever de administrar com zelo os bens pertencentes à paróquia (cf. can. 532) e zelar pelos arquivos paroquias, que são patrimônio histórico da paróquia.
Diante disso, nossa Província Brasil São Paulo, bem como o Distrito Brasil São Luiz, desejam a todos os religiosos-padres que assumiram esta missão neste ano, para que possam realizar com grande apreço e fecundidade este trabalho árduo de evangelizar.
- Geovane Inácio – Paróquia Mãe da Igreja, Taubaté/SP – Data: 19/01/18;
- Iliseu – Paróquia São José, São Paulo/SP – Data: 26/01/18;
- Joelber – Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Cuiabá/MT – Data: 01/02/18;
- Demetrius – Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Rio de Janeiro/RJ – Data: 02/02/18;
- Luiz Cláudio – Paróquia São Francisco de Assis, Parauapebas/ PA – Data: 07/01/18;
- Eli Lobato – Paróquia/Santuário São Judas Tadeu, São Paulo/SP – Data: 09/02/18;
- Belmiro – Paróquia Nossa Sra. dos Navegantes, Porto dos Gaúchos/MT – Data: 10/02/18;
- Joaquim Tomba – Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Juriti Velho/PA – Data: 18/02/18;
- Octaviano – Paróquia Nossa Senhora da Candelária, São Paulo/SP – Data: 18/02/18;
- Eugênio – Paróquia Nossa Senhora da Glória, Santarém/PA – Data: 25/02/18.
P. Rarden SCJ
(Redação E&L).