PROVÍNCIA BRM: VOTOS PERPÉTUOS E DIACONATO
“Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir” (Jr 20,7)
Nos dias 7 e 8 de fevereiro realizou-se um evento marcante em Jaraguá do Sul. A partir do lema, “Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir” (Jr 20,7), foram celebrados os votos perpétuos e o diaconato de sete jovens religiosos. Após um bom tempo de preparação e discernimento na caminhada, os fratres Alexandre Barbosa, Cristiano Tiago Araujo, Fábio Luiz Pereira, Fagner Ramon Pacheco Haas, Marcos Antonio Bernardes, Rodrigo Bento, Rodrigo Fernando Tascheck, decidiram professar perpetuamente sua consagração a Deus por meio da vida religiosa, bem como se configurar a Cristo por meio do primeiro grau do sacramento da ordem. Assim sendo, o que significam essas realidades dos votos perpétuos e diaconato?
A profissão perpétua encerra o ciclo da formação inicial do religioso, dando, por sua vez. início à formação permanente. Por meio dessa opção, o religioso, após o tempo de experiência que ele faz no processo formativo, professa publicamente e de modo perpétuo os votos de pobreza, castidade e obediência segundo as Constituições da Congregação do Padres do Sagrado Coração de Jesus (mais conhecidos como os religiosos Dehonianos).
Algo que sintetize o espírito da vocação de um dehoniano poderia ser descrito pela expressão: “um coração para amar, um corpo para sofrer e uma vontade para sacrificar.” Por meio dessa síntese, encontrada no Diretório Espiritual, consegue-se identificar os três votos, a Castidade, compreendida como coração indiviso para o amor puro. A Pobreza como a aceitação das provações que serão aceitas em espírito de expiação e reparação, em união aos sofrimentos de Cristo na Cruz. Por fim, a Obediência, entendida como descobrir a vontade de Deus e deixar-se moldar pelo Coração de Cristo.
Já quanto ao terceiro grau da ordem, o diaconato, o religioso se coloca a serviço da Igreja por meio desse ministério. Vale recordar que o grau da ordem é compreendido como o sacramento do serviço que configura o candidato a Cristo, sendo constituído em três graus. O primeiro é o episcopado, o segundo o presbiterato e o terceiro o diaconato.
Após tais celebrações, com exceção de um dos diáconos, o qual já irá para uma missão no Paraná, todos irão para Taubaté (SP) para dar prosseguimento ao último ano da faculdade de Teologia. Ao concluir o curso de teologia, receberão a ordenação sacerdotal, cada qual na sua cidade de origem, no decorrer do meses de dezembro e janeiro de 2021.
Diác. Fagner R. P. Haas SCJ (4º Ano de Teologia, da Província BRM).