REUNIÃO DO GOVERNO PROVINCIAL E ASSESSORES
No dia 15 de outubro aconteceu o Encontro do Governo Provincial com os Assessores das Atividades Apostólicas (AA), nas dependências do Instituto Meninos de São Judas Tadeu.
O objetivo do encontro foi socializar os pré-projetos que cada assessor das AAs elaborou, tendo em vista o triênio do governo provincial (2018-2021). As Atividades Apostólicas se organizam em comissões, a saber:
- Comissão Econômica: comissão formada por religiosos que assessoram o ecônomo provincial e chancela os projetos provinciais relativos à administração dos bens.
- Comissão Coração Aberto: composta pelos assessores das AAs diretamente ligadas às pessoas da Província (Formação, MDJ, Leigos Dehonianos, Pessoa do Religioso, Espiritualidade, Missões)
- Comissão Coração Solidário: composta pelos assessores das AAs diretamente ligadas às obras da Província (Educação, Comunicação, Apostolado Social, Apostolado Paroquial).
Na abertura do encontro, o Superior Provincial exortou os religiosos a trabalharem de modo sinodal, ao modo como tem pedido o Papa Francisco.
Apesar das comissões tratarem de modo distinto das obras e das pessoas, o objetivo é uma interação sinérgica, já que onde estão as obras, também estão as pessoas (e vice-versa).
Todos os assessores expuseram seus projetos e os demais religiosos tiveram oportunidade de opinar para melhorar as propostas.
Para entender melhor, cada projeto deve ser elaborado nos moldes ditados pelo Diretório Provincial. O projeto é construído a partir do leque de ações que o Projeto Apostólico Provincial (PAP) define. Lembrando que o Capítulo Provincial de 2016 distinguiu algumas atividades apostólicas como prioritárias. As atividades apostólicas Pessoa do Religioso, Espiritualidade, Apostolado Social e Formação são atividades prioritárias e os assessores destas podem elaborar até dois projetos.
Os projetos foram entregues ao Governo Provincial, a quem cabe modificar, aprovar e publicar o Plano Trienal.
De modo geral, como já foi feito no triênio passado, a Província BSP segue buscando a valorização da pessoa do religioso, o favorecimento espiritual e pastoral dos religiosos e do povo a quem servimos e a luta pela estabilidade financeira pelo bem das obras e das pessoas.
P. Ângelo José Adão SCJ (Secretário Provincial).