SEMANA DE ESTUDOS DEHONIANOS
Dehonianos da América Latina reúnem-se em Pindamonhangaba
Um grupo de trinta religiosos dehonianos provenientes de todas as entidades latino-americanas reuniu-se em Pindamonhangaba (São Paulo, Brasil), nos dias 29 de janeiro a 2 de fevereiro para a 1ª Semana de Estudos Dehonianos.
O tema escolhido é atual e relevante: “Do sair das sacristias de Padre Dehon, à Igreja em saída do Papa Francisco! Desafios e releitura do carisma dehoniano na América Latina”. O evento é uma resposta ao pedido que contra no Programa do Governo Geral e foi assumido pelos superiores das entidades da América Latina, confiando a organização à BSP e o conteúdo à Comissão Teológica Dehoniana Continental.
- Ronilton Souza de Araújo, superior provincial da BSP, acolheu os participantes e destacou a importância desta semana para o estudo e contato direto com os escritos do Pe. Dehon.
O padre Artur Sanecki, conselheiro geral presente no evento ofereceu um panorama amplo da Congregação hoje com suas realidades e desafios. Ele ficou satisfeito com o envolvimento da Comissão Teológica da América Latina na preparação do encontro. Ele destacou em seu discurso que é a primeira Semana de Estudos Dehonianos na Congregação durante este governo geral.
A estrutura do encontro segue o esquema clássico usado na América Latina: Ver, Julgar e Agir. A convivência é boa e o desejo de trabalhar é o melhor. A experiência da fé do Padre Dehon, foi aprofundada com o estudo de duas obras clássicas: Manual Social Cristão e Renovação Social Cristã (Conferências Romanas). Além disso, o encontro foi ocasião para repassar aos presentes as principais conclusões do recente Seminário Teológico ocorrido em Yogyakarta. Ao final o encontro indicou perspectivas de compromisso e aprofundamento dos estudos dehonianos na América Latina.
João Carlos Almeida SCJ
Coordenador da Comissão Teológica Dehoniana da América Latina