SEMINÁRIO DEHONIANO ABRE ANO FORMATIVO
Abertura do ano formativo e nova composição da comunidade
No dia 31 de janeiro, foi celebrada, no Seminário Dehoniano, a Missa de abertura do ano formativo 2021, tendo por celebrante pe. Anderson Ribeiro de Paula, scj, novo diretor da casa de filosofia, em Taubaté/ SP.
Nesta celebração Pe. Anderson agradeceu o acolhimento feito pela comunidade religiosa já residente, juntamente com os seminaristas veteranos. Prosseguiu dando as boas vindas ao Fr. David Cordeiro, scj, que passa a fazer parte da equipe formadora, aos 10 novos seminaristas que iniciam neste ano a faculdade de filosofia, bem como aos demais membros da comunidade.
O quadro atual do Seminário Dehoniano está composto por 26 membros, sendo 5 religiosos: Pe. Anderson, Pe. Ronaldo Neri, Pe. José Ronaldo, Pe. Darci Dutra e Fr David; e 21 seminaristas: Alan Marcos, Diogo Barros, Edson Cassiano, Eberton Miguel, Fabrício Oliveira, Gabriel Vitor, Igor Silva, João Paulo, Lucas Pontes, Marcos Paulo, Miguel Almeida, Nicolas Biteli, Pedro Henrique, Rodrigo Dias, Thiago Nascimento, Thainan Delfino, Vinícius Martins, Vitor Almeida, Walife Gustavo, William Cerqueira e Yan Christian. Pe. Anderson destacou, em sua homilia, três palavras-chave: profecia, virgindade e ensino. Sobre a profecia, acentuou a necessidade de sermos verdadeiros profetas na terra do Seminário Dehoniano, tendo como referência a mesma pergunta que fez Padre Dehon: “Senhor, o que queres que eu faça?” E assim, comprometidos com a missão desta etapa, responder com o estudo relacionando-o com a vida. Da virgindade, destacou a necessidade de lutar contra uma cultura que enaltece a busca de prazeres, por meio do foco no que realmente é necessário para nosso discipulado. Evidenciou também, que apenas no confronto com o ensino de autoridade de Cristo, podemos cumprir a missão que nos foi confiada.
Por fim, baseando-se em um pensamento de Padre Dehon, disse que para seguirmos nosso caminho vocacional precisamos de critérios e que estes devem ser os melhores, não focando no mal praticado, mas sim no bem que não foi suficientemente realizado.
No dia 08 de fevereiro, foi celebrada uma missa presidida pelo Superior Provincial Pe. Ronilton Souza de Araujo, scj que acolheu aos novos membros da comunidade formadora Pe. Anderson e Fr. David, aos seminaristas do 1° ano de filosofia e desejou um ano abençoado a toda a comunidade do Seminário Dehoniano. Esteve presente também, Ir. Maísa, da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, que pertence à comunidade religiosa da cidade de Jaraguá do Sul/SC e trabalha no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, como responsável dos cuidados aos religiosos idosos da Província BRM.
Fr. David Cordeiro SCJ