Sensa… Sensa… Sensacional!
“Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se” (Fp 4, 4ª)
Inicio esse artigo com esse versículo porque ele traduz a principal característica ou é a melhor tradução do que foi o Regional 2014 da MDJ em Terra Boa, no Paraná. Nosso encontro foi um encontro de alegria, cheio de alegria.
Foram 104 participantes entre religiosos, seminaristas e jovens missionários de 12 cidades, de 13 paróquias dehonianas. E a alegria era contagiante. Alegria por estar ali, alegria por fazer parte do projeto MDJ, fazer parte da família dehoniana, alegria por servir ao Senhor. Sim, esse foi o dado que me entusiasmou. Os jovens estavam alegres no Senhor, ou melhor, a alegria deles estava baseada em Jesus, na alegria de ser missionário do Evangelho. E como diz o papa Francisco na sua exortação A Alegria do Evangelho: “Com Jesus Cristo, a alegria renasce sem cessar”.
Testemunho com entusiasmo que os jovens presentes no Regional transmitiam a alegria do encontro com Jesus e que sempre leva ao encontro com o irmão. Como foi motivador ver os jovens na manhã de sábado em silêncio refletindo e rezando a Palavra de Deus, adorando o Senhor na Eucaristia. Cada atividade foi vivida com alegria madura, participativa, comprometida, evangelizadora.
A Missão Dehoniana Juvenil responde ao pedido do papa Francisco aos jovens na missa de encerramento da JMJ 2013, no Rio de Janeiro: “Ide sem medo servir”. Podemos ter passado por crises e dúvidas. Mas para mim, a MDJ é obra de Deus, é o carisma dehoniano em ação, onde jovens testemunham que o amor de Deus lhes dá o sentido da vida, por isso sentem o desejo de comunicá-lo aos outros e de viver em comunidade com os que também encontraram a alegria de viver o Evangelho. A MDJ leva os jovens missionários a vivenciarem a oblação, a reparação, o amor a Deus e aos irmãos como deve testemunhar a família dehoniana.
Eu vislumbro o Regional 2014 da MDJ como um marco de retomada desse projeto tão necessário e como já escrito acima, resposta ao chamado missionário dos jovens. Que nós, religiosos dehonianos da Província BSP, seminaristas e jovens missionários abracemos com alegria, entusiasmo e dedicação a MDJ. Aproveito para agradecer todos os membros da coordenação geral da MDJ, ao grupo MDJ de Terra Boa, ao pe. Nelber, ir. Valdemar e postulantes, pe. Guido, pe. Alir e Paróquia São Judas Tadeu por tudo o que fizeram para que esse encontro fosse o sucesso que foi. Deus os abençoe.
O Regional foi realmente sensacional!
Padre Reinaldo Braga, scj