SUPERIOR GERAL NO CONSELHO PROVINCIAL DA BSP
No dia 11 de fevereiro o Superior Geral, P. Carlos Luis Suaréz Codorniú, participou, por um breve momento, da reunião do Conselho Provincial da BSP. Na ocasião, o Superior Geral agradeceu a acolhida da Província BSP e, especialmente, dos religiosos do Convento SCJ em Taubaté, onde ele teve a oportunidade de antecipar sua visita canônica.
O Superior Geral se disse feliz com o ambiente do Conventinho e incentivou a ampliação da missão internacional daquela comunidade, na acolhida dos religiosos para formação teológica e espiritual. Disse que entende que o Conventinho é uma casa complexa, segundo a variedade missionária dos religiosos que lá se encontram e que o desafio da complexidade deve ser enfrentado com coragem. P. Carlos Luis sugeriu a formação de padres “espirituais” e com formação específica sobre a “vida religiosa”, tanto para o magistério, quanto para a formação (inicial e permanente).
P. Carlos Luis mostrou-se solidário com os religiosos Dehonianos em Taubaté e os incentivou a assumirem o modelo oblativo de Padre Dehon que encontrou, ao longo da sua vida, diversas dificuldades com ordinários locais; pediu que as dificuldades sejam enfrentadas com docilidade e cordialidade.
Quanto a carta programática, disse que ela já está sendo pensada, mas que a intenção do Governo Geral é redigir o programa só depois de um razoável conhecimento da realidade e necessidades da Congregação. Disse que pretende atender ao apelo do XXIV Capítulo Geral para produzir um contato mais imediato e próximo da pessoa do religioso.
P. Ronilton agradeceu ao Superior Geral, pela fraterna e animadora presença na BSP e acrescentou que os religiosos aguardaram ansiosos pelo retorno do Superior Geral nos meses de julho e agosto deste ano.
Secretaria Provincial da BSP