Um retiro para inspirar o caminho capitular
Na segunda feira, dia 18 de maio, iniciamos os trabalhos do capítulo com um retiro. Foi uma parada de um dia, para que entrássemos no clima de fé que exige o capítulo geral. Viemos de várias partes do mundo e precisávamos parar, para ouvir a palavra do Senhor.
Fomos orientados e provocados pela palavra do P. Carlos da Região da Venezuela. Dois textos iluminaram o nosso dia: Lucas 24 e João 19, 25-37.
- Carlos Luis Suárez Codorniu, formador na Venezuela, provocou-nos com duas questões eloquentes: onde estamos? O que temos feito? Todos temos necessidade de restabelecer as diversas situações de vida. E o capítulo ajudará a Congregação a olhar onde estamos o que estamos fazendo.
No texto de João Jesus volta a Betânia para encontrar amigos, descansar, se sentir amado e parar um pouco para rever a vida. Para nós Betânia é voltar às nossas origens e perceber o que temos perdido no decorrer do tempo. Precisamos entrar no projeto do Deus inspirado pelo Espírito Santo a P. Dehon.
Ainda falou P. Carlos, lembrando o cego de nascença do Evangelho de João que fez de tudo para chamar a atenção de Jesus. Jesus pergunta: – que queres? O cego responde que quer ver. Jesus se interessou e dialogou com ele. Com isso o cego começou com gosto a seguir Jesus. Nós também queremos seguí-lo com gosto do jeito do p. Dehon.
Queremos ver.
Que o capítulo nos ajude ver, julgar, agir e celebrar no hoje de nossas províncias.
P. Marcelo Alves dos Reis, scj.